quinta-feira, 1 de julho de 2010

Video Teoria de Callista Roy

www.youtube.com/watch?v=OCiq4ya1IDU -

26 comentários:

  1. Callista Roy,quer dizer que tudo em nossa volta influencia em nossa saúde nossa familia,nossos medos e anseios,o ambiente,o modo de como levamos a vida,tudo.E a enfermagem entra tentando ajudar nas nossas duvidas,anseios,cuidados,pois as vezes o cuidado que o paciente precisa não é so externo mas sim interno tambem como o emocional do proprio.E o enfermeiro precisa ter conhecimento o suficiente e capacidade para ajudar.

    ResponderExcluir
  2. SILVANA

    PARA CALLISTA ROY,O ENFERMEIRO INVESTIGA OU SEJA COLETA DADOS QUE INFLUÊNCIAM NO DESEQUILÍBRIO DA SÚDE; E DIANTE DESSE APLICA OS MÉTODOS ADAPTATIVOS QUE MELHOR SE ENQUADRAM AS SITUAÇÕES E NECESSIDADES DO CLIENTE,OU SEJA É UMA FORMA DE APLICAR A SISTEMATIZAÇÃO ATRAVÉS DA ESCOLHA DE UMA TEORIA PARA SER SEGUIDA. É PRECISO QUE O ENFERMEIRO APLIQUE OS SEUS CONHECIMENTOS E QUE OS RESULTADOS OBTIDOS FAÇAM COM QUE O ENFERMEIRO ACREDITE MAIS EM SEU TRABALHO E NA SUA CAPACIDADE, E QUE O FAÇA PENSAR QUE É PRECISO SEMPRE ESTAR EM BUSCA DE MÉTODOS NOVOS, PARA SE IMPLANTAR E TORNAR A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AINDA MELHOR.

    ResponderExcluir
  3. Segundo Callista Roy, assim como Florece a todo o momento sofremos influências do meio em que vivemos e vários fatores podem influenciar na saúde ou na doença de um indivíduo. No caso da doença para que haja essa adaptação segundo callista Roy temos de 5 elementos que são essências : A pessoa que recebe o cuidado da enfermagem, metas de enfermagem, as atividades da enfermagem, Saúde, ambiente, são todas as condições e circunstancia que influenciam que cercam e afetam o desenvolvimento e comportamento das pessoas,

    ResponderExcluir
  4. Para Callista Roy, o paciente é um ser social, onde, meio ambiente, família, afeto, amor, compreenção e principalmente adaptação, influênciam em sua saúde.
    A sistematização de Callista Roy nos abre portas hoje para tratarmos e enchergarmos nossos pacientes de uma forma holística onde devemos investigar não só sua patologia, mas tudo que o envolve e norteia, assim podemos adaptar nossos cuidados de maneira viável a realidade de vida dos nossos pacientes, pois apartir do momento em que conhecemos seus medos desejos e anseios, conseguimos saber onde será o nosso foco de trabalho.

    ResponderExcluir
  5. A Teoria de Roy, fala sobre o processo adaptativo, o nível de adaptação do indivíduo é reflexo de variação de estímulo(focal - enfrentam de maneira imediata a pessoa, por exemplo a dor; estímulo conceitual - são todos os outros estímulos do mundo interno e externo que influenciam a situação, por exemplo: idade, peso, pressão arterial, temperatura etc; estímulo residual - estão presentes e são relevantes à situação incluindo a história da pessoa, por exemplo: alcoolismo, fumo. E através dos estímulos que o enfermeiro pode observar, medir, relatar o modo adaptativo a ser aplicado.
    O ambiente(são todas as condições, circunstâncias e influências que cercam e afetam o desenvolvimento e comportamento de pessoas)permite reconhecer que as pessoas, mediante estímulos, podem desencadear respostas, ora positivas ora negativas.

    ResponderExcluir
  6. Para Callista Roy, cada ser humano é único, e vários fatores como o ambiente influenciam na melhorá ou pioro do ser humano. Com isso temos que entrevistar o cliente para ver qual estimúlo dele esta afetado para trabalharmos e recuperalos. Ex.: Obesidade e alcolismo. O enfermeiro é um elo de ligação entre a família e o cliente, ajudando assim há aumentar a autoestima.

    ResponderExcluir
  7. Roy fala que tudo do ambiente influencia na saúde, criando estimúlos para vários tipos de reação, com isso cabe a nós profissionais de enfermagem através de diálogos com o paciente intendificar estes estimúlos e combatelos. Sistematizando assim cada cuidado que cada um decver receber pois Roy deixa bem claro que cada cidadão é único, então o tratamento de sua patologia tem que ser diferenciado. E para que isso ocorra sempre temos que está em contato com o paciente e família.

    ResponderExcluir
  8. Callista Roy em sua teoria nos chama a atenção a respeito do cuidado do paciente como um todo.Nele ela cita todos os cuidados não só da doença em si mas, se preocupar com o psicologico familia ,ambiente,enfim com todas as suas necessidades sejam elas fisiológicas, psicologicas ou ate aqueles tem problemas com dependencia quimica.Se a enfermagem agir dessa forma vendo não so a doença segundo Callista a resposta é visivél e positiva.

    ResponderExcluir
  9. Nesta teoria trabalharemos com elementos que nos servem de instrumento até hoje. A pessoa que recebe nosso cuidado deve ser observada como um todo, e devemos nos adaptar as suas necessidades.
    E ela por sua vez também tem que se adaptar a sua realidade naquele instante. Cada estímulo faz com que enfrentemos situações de maneira diferente, e cada pessoa é diferente, de acordo com sua vivência e sua história.
    O enfermeiro tem um papel fundamental na orientação e na ajuda da nova realidade do paciente.

    ResponderExcluir
  10. o cliente deve ser cuidado,não apenas a parte física mas também, avaliar as condições que o levaram a ficar doente.
    Alem de curar a doença deve dar amparo a ele para seus problemas familiares e sociais.
    Orientando o para nas seus conflitos,para que ele não volte a se abater e sua cura seja completa.
    Não adianta apenas a parte física estar BEM se estamos com outros problemas,para ter saúde tem que ter equilíbrio.

    ResponderExcluir
  11. Callista Roy desenvolveu o Modelo de Adaptação, em 1976. Este modelo é composto dos quatro domínio conceitos de pessoa, saúde, meio ambiente, e de enfermagem e seis etapa envolve um processo de enfermagem.
    A pessoa é um processo aberto, que utiliza sistema adaptativo enfrentamento habilidades para lidar com estressores. Roy vê o ambiente como "todas as condições, circunstâncias e influências que circundam e afetam o desenvolvimento eo comportamento da pessoa"

    ResponderExcluir
  12. Em sua teoria Callista Roy, defende o cuidado com o paciente de um mode geral, enfatizando o meio ambiente, ou seja, todas as suas necessidades fisiológica, psicológicas, familiar e o meio onde vive. Com a atuação da enfermagem, com vontade e conhecimento podemos trazer ao paciente um melhor atendimento obtendo resultado positivo.

    ResponderExcluir
  13. callista roy em sua teoria demostra que o individuo sofre influencias do meio externo e interno e que este demonstra atraves de estimulos e vem tentando se adaptar.Coloca o individuo como um ser humano à ser cuidado holisticamente e nao so sua patologia,observando suas necessidades fisiologicas ,familiares ambientais e psicologica,pois todos este afentam a saude.

    ResponderExcluir
  14. Callista Roy

    Teoria do Processo Adaptativo

    Ela encara a pessoa como um ser biopsicológico em constante interacção com o meio ambiente em mudança. Roy acredita que os cuidados de enfermagem são necessários tendo como objetivo promover a adaptação do paciente conduzindo-o a um mais elevado nível de bem-estar.
    Ela acreditava que devido as constantes mudanças que o individuo sofre, seja ela interna o externa o nível de adaptação dele seria reflexo de variações de estímulos:
    • Estimulo Vocal – enfrentam de maneira imediata ( Dor)
    • Estimulo Conceitual – Estímulos do mundo interno e externo que influenciam a situação (idade,peso etc.)
    • Estimulo Residual – Estão presentes e são relevantes à situação o que incluem a historia da pessoa ( alcoolismo, fumo)

    Callista dizia que era através desses estímulos que o enfermeiro poderia observar, medir e relatar o modo adaptativo a ser utilizado.
    Os Modos Adaptativos aplicados por Callista são:

    • Modo Adaptativos Fisiológico (oxigênio, nutrição e eliminação)
    • Modo Adaptativos do Autoconceito (depressão, confusão de identidade)
    • Modo Adaptativo da Função do Papel (alteração no processo familiar)
    • Modo Adaptativo da Interdependência (isolamento social)

    Para Callista a enfermagem deveria se envolver na manipulação dos estímulos de modo a promover as reações adaptativas

    ResponderExcluir
  15. Teoria do processo de enfermagem de Calista Roy
    Ela trabalha com 5 elementos de adaptação;
    A pessoa que recebe o cuidado. Observar a pessoa como um todo devido as mudanças interna se externas do individuo.
    O individuo é reflexo da variação dos estimulos.
    Estimulo focal: o que a pessoa sente e enfernta, como a dor.
    Estimulo conceitual: o que influencia a situação de saude como idade, peso, PA, etc.
    Estimulo residual: hitórico da pessoa , como o alcoolismo e tabagismo.
    atraves desses dados o enfermeiro baseia-se para adaptar o cuidado a ser prestado.
    Na adaptação fisiologica como oxigenação, nutrição
    Estimulo do autoconceito: verifica-se emoções, crenças, para detectar uma depressão, a interação social, etc.
    Adaptação de interdependencia, se a pessoa mora só, ou com algum familiar. Com esses dados o enfermeiro promove os cuidados direcionados a cad aestilo de vida, podendo a adaptação ter um bom resultado, e estimular metas a serem seguidas, verificando depois o resultado de tudo isso que foi realizado.

    ResponderExcluir
  16. Calistro Roi
    Calistro,quer dizer que em nossa volta influencia tudo em nossa saúde,nossa familia,medos ambiente como um todo
    1°Pessoa recebe cuidados de anasile .
    2°EStimulo conceitual.
    3°modo de adaptação
    4°vivencia familiar
    5°Fazer avaliação como um todo.

    ResponderExcluir
  17. A enfermagem pode e deve ter um contato maior com o paciente, pode se fazer o uso de um processo interpessoal, onde o enfermeiro é capas de reconhecer a necessidade e ajudar o cliente da melhor forma possível. As vezes uma palavra, um toque, ou nada disso, basta estar do lado, dar atenção, para alguns isso já e´ TUDO.

    ResponderExcluir
  18. CALLISTA ROY fala sobre o processo adaptativo(estimulos) onde analisando-os podemos identificar melhor as necessidades dos nossos clientes,para isso a ligação direta entre enfermeiro e paciente e fundamental, pois dela vai sair a melhor forma de ajuda-lo.

    ResponderExcluir
  19. CAllista, relata que o paciente se torna mais seguro, ao redor da familia,amor,afeto,ambiente que são fatores que nos ajudam e nos influenciam ao bem estar e a saúde.Ela tenta mostrsr que o tratar de um paciente não é só a patologia mais sim ele num todo, tornando mais facil o dianóstico.

    ResponderExcluir
  20. Callista ingressou na enfermagem em 1963. Em 1976, publicou sua teoria O Modelo de Adaptacao, onde ela dizia que "processo e o resultado onde o pensamento e o sentimento da pessoa utiliza o conhecimento e a escolha conscienciosa para criar a integração humana e ambiental. É uma resposta positiva que promove o crescimento, a reprodução e o domínio da sobrevivência".
    Com essa teoria nos entendemos que o meio externo e interno contribui muito para o bem estar do paciente.

    ResponderExcluir
  21. a teoria de CALISTA ROY tem 5 elementos essenciais no modelo de adaptação

    resalta que a pessoa que recebe o cuidado de nefermegem o profissional precisa analizar o paciente de forma holistica e como um todo não focar só na patologia em si.
    diz tambem que as atividades de enfermagem envolve manipulação de estimulos de modo a promover reaçoes adaptativas,assim devemos forneser a melhor assistencia possivel ao nosso paciente conforme as necessidades de cada um
    e assim como a teoria de florence relata sobre o ambiente que a sua condição o afeta,como enfermeiros devemos prestar muita ate~ção no ambiente que oferecemos e mantemos o nosso cliente.

    ResponderExcluir
  22. A teoria de Callista Roy nos mostra claramente que o paciente deve ser visto como um todo. Devemos também ver o lado emocional/sentimental desse paciente, e não apenas a situação patológica, pois muitas vezes o paciente precisa apenas de uma palavra de afeto, ou simplesmente da presença de um familiar, de um amigo, para que seu estado de saúde melhore. Para ela, o meio externo, assim como o meio interno, interferem na vida do paciente! (Jéssica Novakoski)

    ResponderExcluir
  23. Amanda A teoria de Callista Roy fala que cada ser é um ser cada um com suas diferenças, que o meio ambiente influencia muito na vida daquela ser humano, que não devemos tratar o paciente como uma patologia mas sim com um todo, assim sistematizando de uma forma para que temos contato direto com o paciente nao interferindo no modo dele ser e nem olhando as suas diferenças e tratando ele como um ser diferenciado, para que a sistematização tenha começo, meio e fim

    ResponderExcluir
  24. De acordo com a Roy
    o modo adaptativo fisiológico representa a resposta física aos estímulos ambientais, sendo reprodução dos mecanismos reguladores definidos por meio de
    *oxigenação
    *eliminação
    *atividade
    *descanso
    *integridade da pele
    *sentidos
    *fluidos e eletrolitos
    *das funções neurológicas
    *funções endocrinas

    ResponderExcluir