quinta-feira, 1 de julho de 2010

Teoria de Enfermagem 1

www.fen.ufg.br/revista/revista8_3/v8n3a05.htm -

15 comentários:

  1. O processo de enfermagem é essencial para uma assistência sistematizada, pois nele coletamos dados, esses dados serve para nos guiarmos nos cuidado com o cliente e nos ajudar a dar o diagnsotico de enfermagem, sendo assim melhora a comunicação com toda a equipe disciplinar, e fica fácil visualizar a evolução do cliente, principalmente nas unidade de terapias intensivas, pois se não houver um processo de enfermagem cada enfermeiro ira intervir da maneira que acha, dificultando a melhora do cliente.

    ResponderExcluir
  2. A sistematização é uma forma de comunicação dos enfermeiros que só traz benefício para o paciente e a unidade, porém, uma boa sistematização ajuda a indentificar problemas e também a solucinar, no caso da UTI que teve processo de enfermagem melhorou muito a comunicação entre a equipe, e deu para perceber a evolução do cliente.

    ResponderExcluir
  3. atravez do processo de enfermagem,e o trabalho dos agentes de saúde podemos coletar dados,avaliar as condições do serviço prestado ,ver as melhoras e corrigir os erros.
    pode se avaliar os problemas,as falhas da equipe e as necessidades básica de cada cliente.
    sabemos das dificuldades da implantação porem e de vital importância para acredidação do nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  4. A elaboração da sistematização da assistência de enfermagem é um dos meios que o enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos técnico-científicos e humanos na assistência ao paciente e caracterizar sua prática profissional, colaborando na definição do seu papel. As atividades de competência e as funções da enfermagem têm ficado cada vez mais definida pelos órgãos oficiais de legislação da profissão. Hoje percebemos a ênfase que se tem dado, por parte dos enfermeiros, à importância na documentação e registro do plano de cuidados de saúde de sua clientela, inclusive exigido pela Lei do Exercício Profissional – Documentos Básicos de Enfermagem:
    Assim sendo, precisamos encontrar caminhos para desvincular as atividades de enfermagem de tarefas burocráticas alheias as suas atividades específicas e assegurar o exercício profissional centrado na assistência ao paciente.

    ResponderExcluir
  5. A Sistematização é um processo que bem elaborada pelo o enfermeiro, so traz benefícios, fica facil montar e direcionar sua equipe realizar as tarefas, indentificar erros e assim voltar atrás e resolvelos, a Sistematização nos ajuda a tratar do paciente de um modo coletivo porém tratando um a um, diferenciando suas patologias e obtendo melhor resultado.

    ResponderExcluir
  6. Aos meados dos anos a enfermagem vem ganhando destaque e autonomia no ambiente saúde. Tendo como base a identificação e resolução dos problemas, criando seus diagnósticos de enfermagem, o que veio facilitar o cuidar. Com isso poder direcionar o cuidado individualmente, ou para a familia e/ ou comunidade.
    Com a criação do Processo de Enfermagem onde se inclui diagnóstico, intervenções e resultados, pode-se avaliar mais a assistência prestada aos clientes.. A sistematização da assistência de enfermagem veio para organizar o cuidado, e dar ao profissional enfermeiro autonomia, diferentemente do diag`nóstico médico, este feito por um enfermeiro bem capacitado e experiênte, que sabe separar muito bem o que lhe cabe o que cabe ao médico.
    para tudo isso dar resultado seus colaboradores tem que estar entrozados e treinados, senão a prescrição feita pelo enfermeiro de nada adianta, porque não se chega a uma resolução.. Vários fatores as vezes impedem e um deles é o fator RH, e a falta de vontade de alguns profissionais, porque o SAE funciona, mas precisamos ter mais vontade em faze-lo acontecer. Estudo de casos junto com outros profissionais ajuda a dar uma assistência melhor, aliás foi estudando casos que observou-se a impotância nas fases do SAE. E hoje em dia muitas instituições valorizam o profissional enfermeiro que implata em seu ambiente de trabalho o SAE, visando a qualidade no atendimento ao cliente.
    Teoria de Enfermagem

    ResponderExcluir
  7. É através dos conhecimentos que podemos ter uma visão ampla do cliente em relação as suas necessidades básicas, usando ética e buscando aprimorar nosso cuidado.
    Cada vês mais a enfermagem vem tendo autonomia para desenvolver seu trabalho por isso temos que aproveitar o momento para fazer de nossa profissão um destaque.

    ResponderExcluir
  8. A sistematização de enfermagem é uma maneira de organização do enfermeiro com relação ao cliente. Na implantação da sistematização o enfermeiro tem como planejar, colocar em pratica e fazer a avaliação do cliente como um todo, e acompanhar a sua evolução.Fazendo que seu trabalho seja mais organizado e eficaz lhe dando mais autonomia e se tornando cada vez mais cientifico.

    ResponderExcluir
  9. O paciente tem que ser visto como um todo, não como uma doença. A enfermagem tem que se adaptar em diversos momentos e situações, pois atua com seres humanos, que apresentam diversos comportamentos, diferentes valores e culturas, a enfermagem tem que se basear no conhecimento mais científico, não só o fazer e mais também o saber.
    Não importa o modo ou o processo, se o enfermeiro tem experiência ou não, o profissional tem que se adaptar a situação e realizar o cuidar que é a proteção, promoção, e a preservação da saúde, que é a dignidade humana.

    ResponderExcluir
  10. Apos muitas discuções a enfermagem esta conseguindo aos poucos ver seu cliente inteiro,em seu meio social, familiar, sua cultura, passado e futuro. Por isso a importancia de analisa-lo como um todo, ter cuidado pois a intimidade deste paciente esta em suas maõs, o cuidar não é apenas proteger, curar, mas promover uma saude digna, uma recuperaçaõ favoravel e preveir ainda é a melhor solucão.

    ResponderExcluir
  11. A assistência sistematizada nos ajuda em uma melhor coleta de dados, identificando os problemas e falhas, corrigido-as e buscando o paciente de modo holisticoe trabalho bem elaborado ganhando assim apoio da direção.
    Somos corresponsáveis e sujeios das conquistas e derrota de nosso trabalho.Que façamos o sae aliado de nossas conquista e crescimento com possiveis derrotas elas servirão para acrescentar melhor nossas buscar para melhor recupearação de nosso cliente e tab~em para nosso aperfeiçoamento.

    ResponderExcluir
  12. A sistematizacao é função privativa do enfermeiro, onde cabe a ele planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços da assistencia prestada, proporcionando ao paciente cuidados individuais com foco nas necessidades humanas básicas, afim de promover, recuperar e prevenir a saude e bem estar de cada paciente.

    ResponderExcluir
  13. Silvana

    Processo de enfermagem nos faz pensar em conjunto de métodos para resolver problemas;que por sua vez se associa em sistematização. o enfermeiro que trabalha de uma forma sistematizada consegue obter uma organização maior de suas ações, visando suprir as necessidades básicas do cliente e prestar uma assistência mais individualizada e de qualidade.

    ResponderExcluir
  14. A SAE como funçaõ exclusiva do enfermeiro e por lei o profissional deve aplica-la onde ele atua,uma forma de prestar melhor assistencie e de forma organizada, assim conseguimos resolver os problemas que surgem e auxliamos na recuperação do nosso paciente e estabelecemos um modelo d cuidados para a equipe.

    ResponderExcluir
  15. O processo de enfermagem possibilita ao enfermeiro aplicar os conhecimentos técnico-científicos que caracterizam sua prática profissional, é primordial a uma assistência sistematizada, pois é nele que se coletam dados para o diagnóstico do cliente, ajudando assim o dia a dia dos colaboradores/equipe de trabalho, pois dessa forma poderemos prestar de forma organizada uma melhor assistência.

    ResponderExcluir