quinta-feira, 1 de julho de 2010

Artigo 1 Teoria de Enfermagem

www.eean.ufrj.br/revista_enf/20091/ARTIGO%2024.pdf -

7 comentários:

  1. A introdução do texto,nos da visão da responsbilidade do enfermeiro na area hospitalar atuada e também da sobrecarga de atividades burocr´ticas.
    Isto faz com que o enfermeiro, não consiga avaliar a sistematização com o tempo adequado e previsto para avaliar o paciente conforme sua necessidade, que se dobra devido a parte burocrática.Eu, acho que deveria ter um enf. só para parte burocratica,ou outros meio mais rapidosex:computador. Sonia Almeida

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este artigo nos faz pensar como a enfermagem se baseia nas teorias que foram citadas, fazendo com que o Processo de Enfermagem seja eficaz, tornado o trabalho cada vez mais ciêntífico e nos dando autonomia en nossas ações. O conhecimento é outro aliado da enfermagem, nos faz separar nossas práticas da conduta médica, e nos afastando da burocracia.

    ResponderExcluir
  4. O artigo nos tras alem da teorioa de ideias asssistenciais de enfermagem sobre a arte de cuidar as pessoas com quem interagem resultaando da areter de cuidar da enfermagem são tambem incluidas. A enfermagem apropria-se de conhecimentos .

    ResponderExcluir
  5. o artigo resalta que as teorias nos dão como enfermeiros respaldo cientifico,e isto promove a autonomia do profissional enfermeiro.
    por isso cabe ao enfermeiro procurar esse conhecimento e principalmente aplicar o seu saber atraves da sae por exemplo só assim seremos reconhecidos como capaitados com nossos propria visão da enfermagem no cuidar diferente de sermos executadores de ato medico

    ResponderExcluir
  6. as enfermeiras tem que ver o paciente com total respeito com os valores do proprio,como religiao e costumes.A enfermagem nao pode ver o paciente como partes ,pois a cada paciente tem comportamentos diferentes .Ela vai ver pacientes onde o seu conhecimento nao sera o suficiente.
    O conhecimento etico da enfermagem consiste em comportamento moral e profissinal.O conhecimeto pessoal da enfermagem requer ter a experiencia e auto se conhecer para cuidar melhor de seus pacientes.
    O estetico ter habilidade com o paciente e contato maior com o conhecimento no que prescreve ao proprio.Com o tempo em relaçao a experiencia se o profissional se aprimorar ele tem a capacidade de cada vez melhorar mais e se destacar cada vez mais.

    ResponderExcluir
  7. Antigamente se tinha uma visao cientifca e racional,com o passar dos tempos começou a se perceber o universo como um todo,dividido em partes.Isso foi muito importante pois a enfermagem nao pode ver os pacientes como parte e sim como seres totais.As vezes o conhecimento cientifico da enfermagem nao é o bastante.As teorias nao englobam somete conhecimento cientifico ,englobam crenças e valores.Alem do conhecimento empirico a enfermagem utiliza conhecimento etico(moral) que vai alem do conhecimento das profissoes,conhecimento pessoal(auto-conhecimento)aprendendo com sigo proprio e com o cotidiano e conhecimento estetico,que nada mais e que entender o paciente ter uma boa relaçao,resolver suas atividades com copetencia,usar logica ao prescrever e etc...Bom a enfermagem vai se aperfeicoando atraves das experiencias vividas ,com isso tornando-se cada vez mais competente.

    ResponderExcluir