quinta-feira, 1 de julho de 2010

Teoria de Enfermagem

http://www.4shared.com/document/VQkjVIEQ/AULA_-_TEORIAS_DE_ENFERMAGEM.html

20 comentários:

  1. As teorias são compostas de conceitos, definições, modelos, preposições e suposições. Sendo assim proporciona uma visão sistematica, a teoria na enfermagem serve para indentificar os aspectos onde deve ser melhorados. Na enfermagem temos vários teoricos que seguimos para nos ajudar a montar uma ordem cronologica de serviço melhor de acordo com o setor que estamos desenvolvendo o trabalho.
    Para que haja um serviço excelente temos que seguir uma teoria,ou criar a nossa própria. Pois sem teoria não há realmente cuidado.

    ResponderExcluir
  2. Na minha concepção teoria de enfermagem é essencial pois descremos as intercorrências com o paciente, e passamos a acompanhar sua evolução positivia ou negativa, sendo negativa podemos intervir e verificar onde esta errado. As teorias de enfermagem mostra o verdadeiro dominio do enfermeiro na ciência, sendo assim a cada dia ganhamos mais autonomia. O enfermeiro deve seguir uma teoria ou criar a sua própria.

    ResponderExcluir
  3. o conhecimento científico e muito importante para nos dar um alicerce de como deve ser feito os cuidados de enfermagem ,porem,não podemos deixar de levar em conta as particularidades de cada cliente como suas crenças e seus valores.
    cuidar do cliente como um todo e sempre aprimorando seus conhecimentos atravez das suas experiencias profissionaia,para saber qual sera o melhor caminho a seguir,junto com os principios bioeticos.
    para ser um bom profissionl devemos trabalhar com responsabilidade e mente aberta pa novos conhecimentos e não esquecer que o nosso unico foco tem ser o bem estar do cliente.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Existe intensa expectativa por parte das enfermeiras quando pensam na teoria como proposta sistematizada de procedimentos que, ao ser aplicada, busca a promoção de uma prática ideal. Teorias são, na verdade, proposições elaboradas para refletir sobre a assistência de enfermagem, tornando seus propósitos evidenciados além dos limites e relações entre profissionais e indivíduos demandadores de cuidados.
    Temos que seguir as teorias da enfermagem para termos base e segurança em que estamos fazendo.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. As teorias são modelos cientificos que nos da um direcionamento, e embazado nessas teorias conhecendo-as a fundo podemos aplica-las, e anotando e indentificando melhora ou provaveis pioras do tratamento.
    Com o conhecimento das teorias podemos ter um cuidado efetivo. Podemos usar uma teoria e dentro dessa teoria adequa-la a nossa realidade.

    ResponderExcluir
  8. A enfermagem tem visto nestes ultimos anso a pessoa como um ser total, que tem familia, cultura, tem passado e futuro, creças e valores, onde tudo isso pode influenciar no processo saúde e doença.
    A enfermagem é uma ciência humana, portanto lida com seres humanos, que pensa e agi diferentemente uns dos outros. Por isso a enfermagem tem que respeitar as crenças e valores de cada individuo..
    Existe 4 padrões de conhecimentos:
    Conhecimento ético: conhecimento moral da enfermagem. O respeito a diferntes valores, pessoas e crenças, sem perder o lado profissional.
    Conhecimento pessoal de enfermagem: procurar conhecer melhor as pessoas e através da experiência de vida, colocar tudo o que aprender em prática. As pessoas são diferentes, mas nessa diferença procurar sempre o respeito pelo outro.
    Conhecimento estético: é as ações, comportamento, atitude, condutas e interações da enfermagem com as pessoas. Utilizando a enfermagem suas habilidades em relação ao cuidar de pessoas.
    A experiencia nesses casos é importante pois quanto mais se sabe, mais fácil realizar as ações de cuidado. Portanto o enfermeiro quanto mais praticar e participar do cuidado, mais experiente ele fica, e com isso ganha mais autonomia e é mais valorizado.
    "Portanto cuidar é o ideal moral da enfermagem cujo o fim é a proteção, promoção e preservção da dignidade humana."
    Teoria de enfermagem 1

    ResponderExcluir
  9. As teorias são ferramentas fundamentais da enfermagem é através delas que podemos colocar em pratica tudo aquilo que temos aprendido baseados em outras teorias, e tendo conhecimento cientifico.Depois de colocar-mos em pratica temos que analisar o que deu certo e descartar os erros e aprimorar-mos nossos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  10. O Processo de Enfermagem tem representado o principal modelo
    metodológico para o desempenho sistemático da prática
    ]profissional e sua aplicação sistemática de deliberada pode acrescentar qualidade ao cuidado melhorar a visibilidade e o reconhecimento profissional e representar uma possibilidade concreta de avaliação da prática profissional.
    Por outro lado podem ser identificadas dificuldades em sua implementação de forma sistemática e efetiva, o que incluem desde a complexidade inerente ao próprio Processo até as dificuldades relativas à formação profissional dos membros da equipe e à organização de seu processo de trabalho e o ambiente em que o cuidado é realizado.

    ResponderExcluir
  11. Vivemos numa era científica na qual predomina o conhecimento racional e o conhecimento científico é, para muitos, a única espécie de conhecimento aceitável. E isso tem influenciado a enfermagem fazendo com que o cuidar passe a ser discutido nas suas múltiplas dimensões. As enfermeiras vêem as pessoas como seres totais, que possuem família, cultura, têm passado e futuro, crenças e valores que influenciam nas experiências de saúde e doença.
    A enfermagem sendo uma ciência humana não pode estar limitada à utilização de conhecimento relativo às ciências naturais, visto que a mesma lida com seres humanos, que apresentam comportamentos construídos a partir de valores, princípios, padrões culturais e experiências que não podendo ser objetivados e tão pouco considerados como elementos separados.
    PADRÕES DE CONHECIMENTO NA ENFERMAGEM
    1. Conhecimento Ético
    É considerado o conhecimento moral da enfermagem. Indo além de o simples conhecer as normas ou códigos éticos da profissão, inclui todas as ações voluntárias que são deliberadas e sujeitas os julgamentos.
    2. Conhecimento Pessoal em Enfermagem
    Compreende a experiência interior de tornar-se um todo de forma a privilegiar a totalidade e integridade, promove o envolvimento e evita comportamentos manipulativos e impessoais
    3. Conhecimento Estético
    É conhecido como a arte da enfermagem. Se expressa através das ações, comportamentos, atitudes, condutas e interações da enfermagem com as pessoas.

    Experiência
    É através dela que o enfermeiro aprende a focalizar de imediato àquilo que é relevante na situação e extrair o seu significado. Apenas os enfermeiros que participam na prática dos cuidados têm noção da complexidade e da perícia exigida por um determinado cuidado.
    O ideal moral da enfermagem tem como finalidade a proteção, a promoção e a preservação da dignidade humana.

    ResponderExcluir
  12. Estamos vivendo um período onde é predominante a busca pelo conhecimento científico. A enfermagem se destaca nesta busca a cada dia. Focando a pessoa como um todo, sem separações, sua vida, história, família, seu dia a dia, faz parte da resolução de seu problema.
    A enfermagem tem conhecimento da vida da pessoaque irá cuidar,por este motivo, tem que abordar alguns assuntos com ética, respeitando os valores e princípios de cada um.
    Quando o enfermeiro age com cautela preservando a integridade do outro, ele também sera respeitado. Toda ação é observada, julgada e avaliada por quem é cuidado.

    ResponderExcluir
  13. No artigo os teóricos focam no cuidado através do conhecimento cientifico usando a ética.
    No cuidado com o cliente é fundamental que o enfermeiro tenha uma visão global, com habilidade de realizar atividades voltado para o conforto e recuperação do cliente.

    ResponderExcluir
  14. O enfermeiro deve utilizar um método, para que o processo de enfermagem seja de qualidade, e que para isso aconteça o enfermeiro tem que cada vez mais buscar o conhecimento. Agora não é só o cuidar, o enfermeiro tem que elaborar embasado numa teoria e na ciência, um melhor plano possível para que a SAE seja eficaz.

    ResponderExcluir
  15. O enfermeiro quando embasa seu trabalho em uma teoria diireciona suas ações e identifica os aspectos onde pode ser melhorados seu atendimento ao bem estar do cliente, possibilitando de forma sistemática e humanizada, conhecendo a realidade e buscando a cada dia novos conhecimentos e aperfeiçoamento cientifico.

    ResponderExcluir
  16. De acordo com as necessidades de cada cliente devemos se embasar em uma ou mais teoria para elaborar um plano de ação, onde o foco é o paciente e suas necessidades (individuais),atraves do sae anotar , questionar , se informar tudo com base cientifica para que o melhor resultado seja alcançado.

    ResponderExcluir
  17. Olha Alex eu protesto !!! Minha parte eu tentei fazer mas não consigo abrir artigo nenhum...Eu sou da época do telégrafo ainda...bjusss

    ResponderExcluir
  18. As teorias surgiram devido a necessidade dos enfermeiros questionarem os preceitos tradicionais, onde no periodo de 1950, desenvolveu-se um corpo de conhecimento especifico. Hoje a busca pelo saber é fundamental, pois com a tecnologia avancada precisamos estar atualizados para alcancarmos nossos objetivos que é o bem estar do paciente.

    ResponderExcluir
  19. Silvana

    São várias as teorias deixadas pelos teóricos; cabe somente ao enfermeiro escolhe uma e aplica-lá em suas ações,e atráves do seu conhecimento científico aplicar a sua prática e analisar os pontos positivos e negativos de sua aplicabilidade.

    ResponderExcluir
  20. As teorias são os alicerces teóricos que fundamentam o processo de enfermagem, e com elas podemos traçar um plano de ação; pois possuem conceitos,e podem dar maior auxílio à prática e desenvolvimento da enfermagem, assim como para a elaboração da assistência de forma mais sistemática.

    ResponderExcluir