domingo, 27 de junho de 2010

Blog sobre SAE

enfermagem-sae.blogspot.com/.../historico-de-enfermagem.html -

Histórico de Enfermagem

www.ufmg.br/proex/arquivos/8Encontro/Saude_51.pdf -

Reflexões sobre a SAE

www.virtual.unifesp.br/cursos/.../sistematizacaodaassistencia.pdf -

Introdução a SAE II

www.joaopossari.hpg.ig.com.br/sae.htm -

Introdução a SAE

www.sbis.org.br/cbis9/arquivos/297.doc -

Propostas para estudo Dirigido

1 - Leia cuidadosaos estudos de casos sugeridos
2 - Identifique os problemas de enfermagem
3 - Agrupem e denominem os problemas de enfermagem
4 - Interpretem os diagnósticos de Enfermagem
5 -Validem os diagnósticos de Enfermagem
6 - Descreva os Diagnósticos de Enfermagem - em titulo - caracteristicas definidoras - fatores relacionados

Estudo de Caso II

RSV com 76 anos, HD de HAS + DM, moradora da favela Santa Lucia, BA, mora com mais 12 pessoas no mesmo barraco. Não faz acompanhamento médico, a mesma refere que só toma os medicamentos para a Pressão Alta e O Diabetes, quando se lembra ou quando esta muito alto.
Hoje procurou a UBS, com queixa de cefaléia, tontura, palidez e fraqueza.
Ao exame: calma, com verbalização coerente, hipocorada, hipoidratada, mucosa oral e nasal integra, tórax simétrico com boa expansibilidade bilateralmente. AP = MV + globalmente, com presença de estertores bibasais, e saída de expectoração espessa e esverdeada, quando tosse, dispnéica com 34mrpm. AC – 2BA hiperfonéticas com presença de sopro em foco mitral, taquicardica 122bpm, pulso alternante, palpáveis e simétricos, abdome escavado com RHA+ diminuídos, indolor a palpação, ausência de massas ou visceromegalias, apresenta cianose de extremidades e edema de +++ ++++, presença de lesão interdigitais de ambos os pés e ulcera em maléolo tibial E, que refere que cuida em casa sozinha, aplicando ervas e ocluindo.
Hábitos Diários – refere só fazer as duas principais refeições, e às vezes sem acompanhamento, por o dinheiro é pouco.
Ingere pouco liquido e quase sempre é só água, às vezes um suco de pozinho.
Queixa de urinar a todo o momento, sempre que faz algum esforço, ou tosse, é de pouquinho em pouquinho, tem dor e queimação, a urina é amarelo e parece coca-cola de tão escuro.
Eliminação intestinal a cada quatro dias e sempre pouquinho e endurecido.
Não trabalha somente cuida da casa e da família, por sinal nenhum outro membro da família trabalha, quatro deles são usuários de droga, uma é prostituta e um outro é travesti, tem dois netos mais novos que estão presos por roubar duas casas.
Como recurso financeiro, todos os membros da família vivem com o seu salário da aposentadoria, que é um salário mínimo.
Refere que não sente mais vontade de viver, já viveu muito, e já viu muita coisa ruim acontecer em sua família, pede a todo o momento para Deus tirar a sua vida, mais acha que ainda não chegou à hora, porque ele não a leva.
Costuma somente ficar sentada na varanda sozinha a pensar na vida, no passado e como sofreu nesta vida, mais teve momento feliz enquanto seu marido era vivo, e lhe ajudava com os filhos, relata que as coisas eram diferentes, antes de sua morte, há 30 anos atrás, mais depois tudo ficou difícil e complicado, ela vem levando a vida assim até os seus últimos dias.

Estudo de Caso I

M.O.S, 55 anos, brasileira, católica, moradora de um bairro de classe baixa.

Queixa Principal
Dispnéia aos pequenos esforços e ganho de peso de 7 kg em uma semana.

Antecedentes Pessoais
Tem hipertensão, DM e Cardiopatia.

Antecedentes Familiares
Nega antecedentes familiares, só refere que o pai morreu aos 55 anos de idade dormindo.

Exame Físico
Consciente, sonolenta, com verbalização coerente, taquipneica, na escala de dispnéia de +++ para ++++(aos pequenos esforços), até mesmo ao movimentar-se no leito, fazendo uso mascara de venturi com oxigênio úmido a 6 litros por minuto, AC 2BANF com presença de sopro sistólico, estase jugular de +++ para++++, PIM palpável no sétimo espaço intercostal da linha média clavicular do lado esquerdo, AP – murmúrios vesiculares presentes globalmente e diminuídos, com presenças de estertores bolhosos bibasais, sem expectoração espontânea, fígado palpável com mais ou menos 7 cm abaixo do rebordo costal, abdome batraqueo, distendido, com RHA diminuídos, e sinal de piparote +, cianose de extremidades com enchimento ungueal lentificado( + de 3 segundos). Sempre a noite necessita ocupar a posição ortostática e apresenta dispnéia paroxística noturna, volume urinário 220ml em 24 horas, com urina concentrada, eliminação intestinal ausente a 6 dias.

Exames Complementares
Uréia aumentada, creatinina aumentada, sódio aumentado, potássio aumentado. Gasometria com saturação de O2 – 73%.

Ecocardiografia
Apresentou aumento Átrio D e Ventriculo D, com estenose valvar em tricuspide, pressão do átrio E aumentada.

Eletrocardiograma
Apresentou-se com freqüência de 120bpm, com arritmia visível, extrasistoles atrial e ventricular e supra disnivelamento de segmento ST em algumas derivações.

Medicações em Uso
Faz uso de Captopril 50mg de 12 em 12 horas, Furosemida 1 comp de 12 em 12 horas, Carvedilol 1 comp de 12 em 12 horas.