domingo, 27 de junho de 2010

Introdução a SAE

www.sbis.org.br/cbis9/arquivos/297.doc -

23 comentários:

  1. atravez da sistematização podemos,conhecer melhor os problemas dos nossos clientes e planejar o cuidado de maneira eficiente e com mais qualidade,sei que sera um trabalho arduo,mas com metas podemos ter grandes realizações

    ResponderExcluir
  2. O artigo fala de um estudo realizado em uma unidade semi intensiva de uma instituição, onde fala da importância de uma forma de sistematizar com mais agilidade. Foi desenvolvido uma sistematização mais prática onde agiliza o andamento do processo e é de facil entendimento dos colaboradores. Isso faz com que o enfermeiro esteje mais presente, mesmo que em tempo menor, participando do cuidado direto, vendo todas as etapas da sistematização, e melhor vendo o resultado disso tudo. Sistematizar não é perder tempo, mas ao contrario, é agilizar um processo que sem a sistematização demoraria mais.

    ResponderExcluir
  3. Podemos entender do texto que a sistematização ajudou além de treinar o conhecimento técnico-cientifico, ajudou também após a sua implementação, a diminuição no tempo para listar os problemas e as possiveis complicações apresentadas no paciente, porém não foi feito para diminuir o tempo no exame físico no paciente, o que não podemos confundir, o SAE é para nos ajudar diariamente a reduzir o tempo gasto para descrição, já que teremos em mãos um impresso que irá nos ajudar na listagem. A informatização vai conseguir ainda, reduzir esse tempo pela metade, já que teremos os dados muito mais ao alcance das mãos. Só não podemos esquecer de que o exame físico é importante para estarmos mais próximos do paciente e para podermmos identificar e senão sanar os problemas do paciente.
    Patricia Rodrigues Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Acho que estamos entrando numa nova era,a sistematização atravez de programas de computador,vai nos poupar tempo uma vez que não precisaremos escrever todos os comentarios e achados apenas preencher os empressos e atravez dos achados determinar as prioridades nos cuidados,assistencia,a cada cliente.
    Mas me preoculpa a falta de capacitação dos profissionais,para ter tederminação ao fazer uma instrevista,inspeção,de maneira responsavel,afim de coletar dados relevantes aos cuidados prestados.de maneira rapida e objetiva

    ResponderExcluir
  5. (Matrix= banco de dados)
    A importância de uma ferramenta que proporcione aproximação das funções assistenciais, é muito importante
    Uma instituição com uma ” matrix” com dados disponíveis para médicos e enfermeiros sem precisar deslocar o prontuário , com isso teria informações mais rápidas e isso facilitaria no tratamento do paciente imediato do paciente em caso de uma urgência .
    Nessa “matrix “, o acolhimento de dados corretos é fundamental, como nome , doença , medicações administradas , cuidados de enfermagem , prescrições medicas etc.
    Esses dados deveria ser cadastrados em uma “matrix” aonde outro hospital também padece ter esse acesso caso uma transferência do cliente.

    UM EXEMPLO De bom funcionamento desse sistema é o de INDAIATUBA , JÁ USA ESSE MEIO DE COLETAS DE DADOS( MATRIX) QUANDO O PACIENTE VAI FAZER UMA COLETA DE BIOLOGICOS O CLIENTE JÁ ESTA CADASTRADO ISSO FACILITA NA HORA DO CADASTRAMENTO.
    Bárbara.

    ResponderExcluir
  6. A realidade que a Enfermagem enfrenta é complica da, pois sua jornada de trabalho acaba ficando arduo, pois muitas vezes tem que se fazer o trabalho de 2 a 3 pessoas em seu plantao. A sistematizaçao é um processo que tem que ter uma dedicaçao maior do enfermeiro e isso requer tempo, algo que pro enfermiro é muito curto.O ideal é que fossem contratados mais mao de obra pra ser realizado o mesmo serviço, como isso nao é realidade temos que utilizar dos recursos que já esta disponível,a informatica. Ela adiantaria muito todo o processo.

    ResponderExcluir
  7. O artigo retrata a situação do enfermeiro que vem sendo sobrecarregado ,perdendo grande parte do seu tempo em tarefas burocráticas,adiministrativas,avaliando e documentando manualmente.O que poderia ser melhorado com a implementação de computadores.Parte desse tempo "desperdiçado",poderia ser bem aplicado no cuidado direto com o paciente.E isso é claro com um serviço organizado e dividido corretamente em areas ,setores,caso à caso deixando de executar atividades alheias.

    ResponderExcluir
  8. A sistematização é um meio de o profisssional enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnicos ciêntificos. Mas os enfermeiros não tem tanto tempo pois estão sobrecarregados com a parte burocrática da instituição. O estudo realizado numa unidade de terapia semi intensiva, viu que os enfermeiros dessa unidade tentaram deixar a sistematização mais agil, mas também eficaz. De uma forma que os cuidados de enfermagem fiquem bem claros e objetivos, não tomando o tempo do enfermeiro que anda muito sobrecarregado. Para isso contando co a informatização e folhas de intrevistas onde só se marca um "X" sem precisar escrever muito. Mas na minha opinião apesar de ser mais agil, acho falhas, pois nenhum paciente é igual o outro, e mesmas respostas... para todos, dá resultdo mas nada como um cuidado individual com respostas individuais.

    ResponderExcluir
  9. Sistematização da assistência de enfermagem é um dos meios do profissional enfermeiro
    aplicar seus conhecimentos técnico-científicos e humanos na assistência ao paciente e caracterizar sua prática profissional,
    é necessário a documentação e registro do plano de cuidados de saúde do nosso cliente, inclusive exigido pela Lei do Exercício Profissional – Documentos Básicos de Enfermagem: COREN- SP.
    Nota-se que enfermeiros ficam sobrecarregados com atividades envolvendo registros, anotações, relatórios e comunicações, utilizando grande parte de seu tempo em atividades burocráticas e na busca e documentação das informações.
    O enfermeiro consome grande parte de seu tempo quando realiza, manualmente, o plano de cuidado para cada um dos pacientes sob sua responsabilidade.
    Por isso precisamos encontrar caminhos para desvincular as atividades de enfermagem de tarefas burocráticas alheias as suas atividades específicas e assegurar o exercício profissional centrado na assistência ao paciente que é o principal foco do enfermeiro cuidar.
    Um dos meios encontrados para resolver este problema é aproveitar a era da informática. registros poderão ser processados com o auxílio dos computadores,poupando assim o tempo curto do enfermeiro.
    Podemos observar a tecnologia computacional aplicada nos cuidados com a saúde, haja vista a presença de equipamentos eletrônicos computadorizados à cabeceira dos leitos dos pacientes.
    Muitas instituições já adotaram esse método, resultado disso melhor aproveitamento do profissional enfermeiro que foca no seu cliente.

    ResponderExcluir
  10. O artigo proposto retrata a importância do processo de enfermagem para que a equipe de enfermagem tenha conhecimento prévio sobre determinado paciente, para isso é importante fazer a sistematização seguindo passos preestabelecidos que irão ajudar a ter uma melhor organização e economia de tempo no trabalho. Mesmo fazendo a sistematização o enfermeiro acaba perdendo muito de seu tempo coletando, administrando e documentando informações. O mesmo artigo mostra que a solução da perca desse tempo pode ser solucionada com a inclusão da informática no método da sistematização onde o enfermeiro iria economizar bastante do seu tempo.

    ResponderExcluir
  11. A informatica viabilisa e mehora a qualidade do serviço prestado em todos os meios,nao poderia ser diferente na enfermagem, ja q temos diversas atribuiçoes no nosso dia q nos toma tempo.Logo presizaremos de todos os meios possiveis para melhorar o atendimento ao nosso paciente e a informatica so veio nos ajudar tendo em mente q um profissional bem preparado usa essa ferramente p qualificar o seu trabalho e por em pratica as açoes do sae de uma forma mais pratica.

    ResponderExcluir
  12. ,,,







    O sae bem planejado é fundamental e eficaz na vida do enfermeiro mas, como ele acaba ficando preso na parte denogrática , ai falta tempo para elaborar e por em pratica,e acompanhar a evolução do paciente

    ResponderExcluir
  13. O artigo relata atráves de estudo realizado em uma unidade de terapia semi intensiva, que uma metodologia moderna é possível sistematizar uma unidade e tornar o profissional enfermeiro mais presente em sua assistência de enfermagem ou seja criando um elo entre enfermeiro- paciente; para que o cuidado seja mais individualizado em relação ao paciente; e que o profissional enfermeiro não tenha que se prender tanto a questões burocraticas. O estudo revela a criação de um software para a implementação da sistematização da assistência de enfermagem; atráves da informatização, e com isso os resultados obtidos contribuirão com uma forma de administrar a assistência. O estudo deixa claro que se trata de uma criação futura; isso nós faz pensar que a enfermagem está aos poucos conquistando o seu espaço e que a tempos deixou de ser somente o cuidado e que cada vez mais está buscando meios para melhorar suas ações e assistência prestada ao cliente

    ResponderExcluir
  14. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), é uma arma muito importante para a eficiência do trabalho do enfermeiro, sendo bem elaborada quem sai ganhando é o cliente.
    O SAE quando iniciado não era tão organizada, porém agora com o conhecimento cientifico pode se organizar esse SAE, e agora, com a informatização está ficando mais eficaz e ágil esse trabalho, sobrando mais tempo para um contato enfermeiro X cliente.

    ResponderExcluir
  15. A sistematização de Assistência de Enfermagem (SAE), é muito importante para o cliente, pois ajuda a ver constantemente a sua evolução, sendo assim, automaticamente o cliente bem assistido pelo o enfermeiro também ajuda a reduzir os custos hospitalares. Porque muitas vezes prescrevemos vários medicamentos, e não acompanhamos a melhora do cliente. Com isso ele pode ter melhorado, mas continua tomando os remédios, pois ele não é bem assistido.
    O profissional enfermeiro que realiza o SAE está realmente exercendo o seu papel, pois muitos estão ali no ambiente hospitalar e sequer visita um leito, e com isso fica phd na parte burocrática, mais na parte assistencial que é realmente a sua função tem apenas conhecimentos primários.
    Para que haja uma sistematização eficiente hoje nas unidades que possui enfermaria temos que trabalhar realmente em equipe e distribuir as visitas dos profissionais de Enfermagem em turnos com todos os enfermeiros para que possa realizar as visitas com todos os clientes da enfermaria, e temos que se unir a tecnologia para economizarmos tempo na sistematização e também aumentar nosso conhecimento cientifico, sendo assim teremos uma sistematização eficiente para os cliente e a Unidade de Saúde.

    ResponderExcluir
  16. A sistematização da assistência de Enfermagem é uma boa pedida para facilitar o serviço do enfermeiro e não sobrecarregar o enfermeiro com atividades burocráticas,e assim tendo mais tempo para realizar suas tarefas com mais qualidade e cumprindo melhor seu papel,além do tempo que se gasta fazendo esse manualmente,isso sem dizer nas vezes que é preciso lêr mais de uma vez o prontuário medico por não entender a letra do médico,isso ira ajudar até mesmo os auxiliares de enfermagem em lêr mais rapido a prescrição do médico ao paciente.Isso sem dizer na facilidade de ver os sinais e sintomas que é colocado em ordem alfabética para facilitar visualização do profissional.E é fácil de utilizar e entender.

    ResponderExcluir
  17. Estou de comum acordo com o texto ,pois informatizar do SAE, vai melhorar a qualidade dos trabalhos realizados, com mais agilidade,clareza e tendo assim mais tempo para coletar melhor os dados dos clientes. Pois muitas vezes a sobrecarga de atividades faz com que os profissionais tapem os ouvidos e olhos ,deixando de agir conforme deveria ser, assim automatizando o trabalho do enfermeiro será melhor realizado e reconhecido com a importância que tem .

    ResponderExcluir
  18. Um enfermeiro tem várias funções dentro da área hospitalar, e o artigo nos mostra claramente como a implementação do SAE iria facilitar e agilizar nosso serviço. Esses profissionais, muitas vezes "deixam" a relação enfermeiro-paciente para cuidar apenas de tarefas burocráticas, sendo que, implementando o SAE, ou seja, organizando suas tarefas, é possível sim, e com muita qualidade, realizar uma ótima administração da assistência centrada ao paciente. (Jéssica Novakoski)

    ResponderExcluir
  19. O artigo relata a importância da elaboração e implementação, da sistematização da assistência de enfermagem, e os benefícios ganhos com esse processo. Além disso, o enfermeiro aplica seus conhecimentos técnicos científicos e humanos na assistência ao paciente, e permitindo com isso utilizar o conhecimento e habilidade de forma mais organizada,e fazendo com que a comunicação com sua equipe e todos seus colegas de trabalho seja simplificada, e garantindo assim uma maior qualidade de atendimento e cuidado para com o paciente.

    ResponderExcluir
  20. o enfermeiro tem uma grande sobrecarga de trabalho burocratico dedicando boa parte de seu tempo o qual poderia dedicar-se ao paciente.Com a implemençao da tecnologia pode agilizar e diminuir este tempo ,gastos e ter prontuario onde pode ser interligada a varios sistemas de acesso com dados dos pacientes,podendo assim o emfermeiro dedicar ao paciente de forma holistico e seu excesso de trabalho

    ResponderExcluir
  21. O artigo mostra a importância da sistematização da assistência da enfermagem, e vantagens que podemos adiquirir com ela. Melhorando a qualidade do trabalho do profissional, fazendo que ele tenha mais tempo com seu paciente e assim proporcionando uma qualidade de trabalho mais agíl e eficaz.

    ResponderExcluir
  22. O SAI constitui um instrumento de fundamental importância para uma assistência de enfermagem de forma eficaz e rápida. O texto nos mostra que através dele (SAI) é que se pode encontra caminhos para desvincular as atividades de enfermagem de tarefas burocráticas assegurando assim uma assistência centrada no paciente visto que a enfermagem encontra-se sobrecarregada e com falta de tempo hábil, mostrando que mesmo diante de tais dificuldades podem-se prestar suas tarefas com qualidade. Lembrando que mediante aplicação do diagnostico de enfermagem é possível modificar por meio de ações os problemas de saúde dos clientes.

    ResponderExcluir
  23. A primeira etapa para implantar o SAE é selecionar uma teoria para direcionar as demais etapas,buscando conhecimento, fazer a escolha colocar em pratica e atraves disso analizar aquilo que deu certo discartando o que deu errado, a SAE é uma das feramentas de maior importancia para enfermagem, pois alem de ser uma maneira correta de se organizar tras beneficios tendo o trabalho reconhecido e dessa forma tratar o ser humano como um todo, seu estado fisico mental e social, dixando de ser apenas um trabalho burocratico mas tambem se reorganizar para fazer o essencial e objetivo que é o pacientee seu bem estar.

    ResponderExcluir