domingo, 27 de junho de 2010

Introdução a SAE II

www.joaopossari.hpg.ig.com.br/sae.htm -

26 comentários:

  1. O sae viabiliza e melhora a qualidade do serviço de enfermagem prestado.Onde o enfermeiro com seu conhecimento cientifico,pratico e agil poe em açao as diretrizes da arte de cuidar obtendo assim reconhecimento do seu trabalho e respeito prifissional frente a equipe multidiciplinar.
    O enfermeiro que poe em pratica e leva a serio o sae e de longe um profissional diferenciado pois demostra competencia e amor ao proximo.

    ResponderExcluir
  2. O surgimento do cuidado de enfermagem
    sistematizado deu-se em função da necessidade da
    profissão definir seu corpo de conhecimento próprio e
    fundamentar sua ação com base em conceitos e
    teorias que permitiriam a tomada de decisão
    relacionada aos aspectos da assistência de
    enfermagem; a sistematizaçao foi ainda influenciado pela ênfase
    dada ao método de solução de problemas, cujas
    raízes se alicerçam no método científico

    ResponderExcluir
  3. O SAE, foi idealizado justamente para que o paciente seja visto como um todo, não apenas como uma patologia, desde Florence até Peixoto a idéia era essa. O conhecimento empirico sai e dá lugar ao conhecimento técnico-cientifico ajudando a montagem de um plano de cuidado mais especifico e elaborado ao pacinete não apenas à uma patologia (como cita Araújo). O envolvimento de toda a equipe de enfremagem também é citado como dados importantíssimos, já que a equipe toda se envolve com o paciente desde sua admissão até sua alta ou óbito, tendo em vista que durante os cuidados diários os auxiliares e técnicos identificam e relatam as alteraçõs no paciente.

    ResponderExcluir
  4. visa ter uma visão cientifica do cuidar,não apenas uma postura de caridade a qual se via ate então,sem organização,sem registros,sem metas.
    tem como finalidade prestar uma assistencia com planejamento e registros,para ter paramerametros para avaliar os cuidados e pode ver os pontos positivos e os pontos negativos.
    tem uma visão holistica do cliente.,melhorando a cominicãção entre cliente e profissional e previnir possiveis erros nas condutas terapeuticas.

    ResponderExcluir
  5. Desde da época da Florence ela já sistematizava sem perceber, separava os pacientes por grau de gravidade.
    Na década de 70, Wanda horta desenvolveu um modelo conceitual por vivencia levou um modelo que explicasse a natureza enfermagem.
    Sistematização é organizar o cuidado, estabelecendo prioridades visando o bem estar e o melhor cuidado para o paciente.
    Para isso são necessários 5 passos:
    Histórico de enfermagem
    Exame físico
    Prescrição da assistência de enfermagem
    Evolução de enfermagem
    Anotação de enfermagem

    ResponderExcluir
  6. Sem o SAE nao tem como se ter uma assistencia de enfermagem eficaz. Tudo depende disso.
    O enfermeiro precisa fazer que aconteça o SAE, pois sem ela nao conseguirá realizar o seu trabalho e o seu dever de profissional, que é cuidar e ajudar o paciente no que for necessário, tem que planejar a melhor assistencia possível para cada indivíduo, garantindocada vez mais sua AUTONOMIA.

    ResponderExcluir
  7. De acordo com os autores citados no artigo cada um com suas idéias diferenciadas em relação ao o processo de enfermagem. Mas baseado em muitas das teorias temos um esclarecimento e uma base subtraidas destas fontes para pode colocar em prática o processo de enfermagem que nada mais é de que o conjunto de todas essa ações e que faz parte da vida profissional do Enfermeiro, pois com o conhecimento dessa bases ele consegue aplicar a sistematização de assistência de enfermagem;coordenar sua equipe,tomada de decisões precisas entre outras atrbuições.Vale salientar que para colocar em prática conhecimento obtido e implementar todas as ações e obter os resultados vai depender da credibilidade do próprio enfermeiro.

    comentário de silvana

    ResponderExcluir
  8. Com a implantação do SAE, iniciou uma melhora dos cuidados com paciente, podendo padronizar, as prioridades e obter resultados satisfatórios.
    Com a implantação do SAE é possível planejar, determinar e gerenciar o cuidado e registrar todas as ações e resultados.
    O SAE é um seguimento que com a informatização facilita a obtenção de dados e como deve ser seguido, esses dados colhidos implantados de maneira correta diminui erros e alcança propósito que o bem estar do paciente.

    ResponderExcluir
  9. O texto relata as teorias de duas grandes percursoras da história da enfermagem, Florence e Wanda Horta, que com suas teorias e modelos de trabalho, baseado em estudos científicos desenvolveram para melhorar o modo de como fazer o cuidado do paciente. Planejar as ações, gerenciar cuidados é uma dessas ações. E com o tempo a sistematização foi sendo aprimorada conforme as necessidades dos pacientes. Elas proporcionaram a assistência pensando no ser humano como um todo. O SAE é privativo do enfermeiro que contribui para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do individuo, familia e a comunidade. Para se fazer uma sistematização requer conhecimento ciêntifico e vontade do enfermeiro para fazer. Habilidade e orientação e treinamento da equipe que vai ajudar a realizar também. O SAE deve ser registrado no prontuario do paciente, e é composto pelo Histórico, Exame Fisico, Prescrição, Anotações e Evolução.Sendo que está ultima requer reavaliação dentro de 24 hs. Não esquecer de anotar sempre tudo o que foi feito, ser objetivo e não esaquecer de colocar hora, data e principalmente carimbar e assinar.
    A sistematização trouxe ao enfermeiro autonomia perante sua equipe e equipe multidiciplinar, que hoje já valoriza o trabalho do enfermeiro. Temos leis que diz respeito ao SAE e este é privativo do enfermeiro. Se queremos ser bons e reconhecidos profissionalmente, devemos por em prática tudo isso, e mostrar que um bom trabalho traz grandes resultados.

    ResponderExcluir
  10. A Sistematização de Assistência de Enfermagem, simplesmente é resumida hoje em três pequenas frases: bem estar físico, bem estar social e bem estar mental. Essas frases hoje, é o conceito de saúde. Isso mostra como os grandes percussores da enfermagem no passado se preocupavam com os seus clientes.
    O SAE é a principal arma de trabalho do enfermeiro para mostrar a sua autonomia e conhecimento cientifico, e também serve para a equipe multidisciplinar fazer suas prescrições.
    O enfermeiro que realiza a Sistematização ele realmente se preocupa com seu cliente, pois a evolução ajuda a identificar os pontos que ele deve trabalhar para que haja uma melhora rápida e com menos sofrimento.

    ResponderExcluir
  11. O SAE quer melhorar a relação entre enfermeiro e paciente,conhecendo melhor assim o individuo,alcançar as necessidades específicas dos pacientes,sendo assim todos poderam ser tratados por igual na assistência,assim focando mais atenções para o paciente e não somente para a doença,dando assim o diagnóstico e o tratamento de forma mais rapida,e diminuindo a estadia do próprio no hospital,assim melhorando a comunicação entre profissional e paciente e diminuindo a margem de erros,e dar melhor qualidade de assistência prestada ao paciente.

    ResponderExcluir
  12. O artigo relata que a sistematizaçao ja vinha sido buscada ou simplesmente utilizada à muito tempo atras,com Florence,Wanda,Araujo e outros.Os profissionais de enfermagem sempre lutaram pela da assistencia prestada ,pela organizaçao ,pela qualidade do cuidado ao paciente ,familia e comunidade ,visando o paciente como um ser humano e nao observando somente a doença.Com o SAE torna-se mais organizado,rapido e zeloso o cuidado de enfermagem.Evitando-se assim futuro erro.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. A partir de Florence, foi se notando a necessidade de aprimoramento nas condutas de cuidado ao cliente,onde surge o SAE ,buscando organizar metas de trabalho que facilitem o cuidado do cliente e fornecendo informações importantes quanto ao seguimento e conclusão do trabalho do enfermeiro,assim sua analise de acerto ou erro é mais fácil de visualizar. Não se esquecendo que os conhecimentos do enfermeiro e sua equipe fazem uma grande diferença, onde a sintonia e harmonia devem estar presentes.

    ResponderExcluir
  15. O sae já era defendido desde os tempos de Florence é uma maneira do enfermeiro com seu conhecimento cientifico trabalhar de maneira organizada, podendo acompanhar a evolução de suas ações e ver seus resultados. Se estão sendo satisfatorios ou não,e em que precisa melhorar ,quais aspectos tem que mudar, onde ouve falhas,e porque não conseguiu a evolução esperada.

    ResponderExcluir
  16. Com o SAE, o enfermeiro pode crescer profissionalmente, ganhar autonomia, porém o principal motivo é a eficiência no atendimento ao paciente. Essa é uma excelente ferramenta para a melhoria no atendimento, e com ela em mãos é possível colocar todo seu conhecimento em prática, de uma forma organizada, sem falhas, e com uma evolução muito mais rápida. (Jéssica Novakoski)

    ResponderExcluir
  17. A sistematização da assistência de enfermagem é muito importante para a organização do trabalho do Enfermeiro, mas como pudemos ler no texto que foi apresentado existem alguns problemas enfrentados, e um deles é a burocracia, se esses dados do paciente fosse armazenado de maneira mais rápida e organizada seria possível a consulta destes dados todos os dias, e até mesmo o acréscimo de novos dados todos os dias, restando mais tempo para o paciente.

    ResponderExcluir
  18. A sistematização da assistência de enfermagem visa a organização dos cuidados a serem prestados ao paciente, visando seu bem estar de forma científica e organizada,onde podemos acompanhar todos os passos destes cuidados e avaliar os resultados.

    ResponderExcluir
  19. enfoca a visão do processo de enfermagem, que todos os seres humanos tem direito a ser tratado da mesma forma, que se trata do individuo num todo e não da doença(quem trata doença é medico),o processo é sistemático, onde neme se tem responsabilidade, gostar do que se faz, ato de cuidar amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  20. com a implatação do sae nas instituições o atendimento deixou de ser voltado somente para a doença mas o individuo com um todo.O enfermeiro deve realizar os metodos propedeutico e o sae de maneira holistica visando o bom restabelecimento deste paciente,diminuindo assim dias de internação do mesmo.O enferemeiro que planeja, gerencia e coloca em prática o sae juntamente com sua equipe de trabalho garante um resultado e qualidade de um trabalho bem realizado atingindo seus objetivos.

    ResponderExcluir
  21. O processo de enfermagem é importante pois organiza o CUIDAR,garantindo com isso um cuidado individualizado,ou seja previnindo, recuperando ou reabilitando um indivíduo, além disso promove uma maior satisfação ao cliente.

    ResponderExcluir
  22. Desde Florence, foi visto que o SAE e indispensável para que seja aprimorada a conduta de cuidado de cada paciente, visando organizar e facilitar o cuidado com o cliente.
    Dessa forma repassando informações importantes sobre o trabalho do enfermeiro, tornando a margem de acertos ou erros mais fáceis de serem visualizada.
    E onde o conhecimento de cada enfermeiro da equipe faz a diferença, quando são utilizados de forma organizada.

    ResponderExcluir
  23. Wanda de Aguiar Horta por meio da sua própria vivência na enfermagem passou a definir o processo de enfermagem, como sendo a dinâmica das ações sistematizadas, visando assim à assistência ao ser humano, e procurando alcançar as necessidades específicas do paciente. Lembrando que o plano de assistência deve ser redigido de uma forma em que todos os envolvidos no tratado possam ter acesso.
    Para que haja um processo de enfermagem é necessária uma abordagem organizada objetivando alcançar seu propósito, ou seja, realizar a identificação das situações de saúde/saúde que incluem a prescrição e implementação de ações de Assistência de enfermagem, que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde do individuo, família e comunidade, além de orientar e treinar a equipe de enfermagem.

    ResponderExcluir
  24. Wanda de Aguiar Horta,com sua história nos passa um densenvolvimento,um entendimento de vida na area de enfermagem,tudo nos encentiva como nós precisamos,dos pacientes para para a pratica do cuidado,todos os enfermeiros tem que se dedicar na arte de cuidar,isto vivencia sistematização da assistencia de enfermagem.SAE.

    ResponderExcluir
  25. Desde a antiguidade a enfermagem busca uma pratica baseada em conhecimento cientifico, isso faz com que a enfermagem se aprimorize cada vez mais, e tambem faz com que esse categoria tenha mais autonomia. Baseando se no conhecimento de cada autor podemos analizar que todos buscam o mesmo obejtivo que é ver o paciente como um todo e não sómente a sua patologia, e tambem ressalva a importancia da anotação de enfermagem e o exame fisico para dar continuidade á evolução do processo; essa anotação tem que ser de maneira objetiva seguindo todo o protocolo de anotaçoes e ser seguido por toda equipe, para que esse comhecimento não fique só no papel mas que venha entra em pratica.

    ResponderExcluir
  26. Florence iniciou um trabalho voltado à assistência a saúde das pessoas da época e com a experiência que foi adquirindo durante o período em que trabalho na guerra cuidando dos doentes viu a necessidade de implementar uma maneira mais eficaz para atender as necessidades dos doentes e de maneira “voluntária” ou “involuntária” começou a sistematizar o cuidado direcionando a cada paciente aquilo que cada um precisava, desde o cuidado com a higiene do ambiente até a saída do paciente do leito.
    Com o passar do tempo essa sistematização foi evoluindo junto com as novas doenças que também foram aparecendo. Hoje é indispensável a aplicação da SAE no dia a dia da enfermagem.

    ResponderExcluir